Resenhas

1 de agosto de 2015

Resenha #51: Filha da Floresta [Sevenwaters #1] - Juliet Marillier

......
Livro: Filha da Floresta
Autora: Juliet Marillier

Páginas: 608

Editora: Butterfly Editora

Sinopse: O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... 

Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.
*Livro cedido em parceria com a editora*

O que falar desse livro que li a pouco tempo mas que já considero pakas? Pessoas, eu estou aqui sem saber totalmente o que escrever, vocês mais do que ninguém entendem quanto é difícil resenhar um livro que a gente ama não é mesmo? Então, estou passando por isso. Filha da Floresta me conquistou de uma forma que ele se tornou uma das minhas melhores leituras deste ano e a melhor do mês. Tentarei fazer um resenha, não ficará tão detalhada, porque por mais que o livro seja grande, a partir da página 170 mais ou menos, se eu contar algo será um spoiler, não quero acabar com as surpresas.

Filha da Floresta nos apresenta a Sorcha, uma sétima filha de um sétimo filho, Sorcha era para ter sido um sétimo filho de um sétimo filho, mas digamos que o destino não quis assim, e sua mãe acabou morrendo após o parto. E a morte de sua mãe deixou seu pai mais afastado de todos os seus filhos, e principalmente de Sorcha, pois olhar para ela é como se visse a sua amada Niamh, mãe de Sorcha.

Sorcha é totalmente ligada com os seus seis irmãos, é como se todos fossem apenas um. Liam é o mais velho e o líder, Diarmid é o segundo, com seu sorriso contagiante, os gêmeos Conor e Cormack, Conor, nosso justo e druida, e Cormack nosso guerreiro e generoso, Padraic, o mais inocente, vive em seu mundo consertando coisas e cuidando dos animais feridos, Finbar, é um bom rapaz, que vê o futuro e que sofre em silêncio com isso, e então Sorcha, a sétima filha, a Filha da Floresta e curandeira, que conhece sobre plantas e ervas mais do que qualquer um. E também, é a mais forte dos 7, apesar de ser a mais nova.
"Sua determinação e sua vontade de lutar pelo que era certo eram impressionantes. Se havia alguém que gostaria de mudar o mundo para melhor, esse era Finbar."
Lorde Colum, dono das terras de Sevenwaters e pai dos sete. Um homem que se tornou frio depois da morte de Niamh, e que não sabe mais o que é o amor. Não é o pai que deveria ser, está sempre mais afastado de seus filhos, não demonstra nenhum sentimento, nem com eles nem com ninguém.

Certo dia, um Bretão (povo inimigo) é capturado pelos soldados de Lorde Colum, para ser torturado para falar segredos de seu povo. Finbar, o bondoso que sofre em silêncio, pede ajuda de Sorcha, com seu grande conhecimento em plantas e ervas, para que ela crie um veneno que faça a pessoa que tome dormir, para que assim eles possam salvar o Bretão prisioneiro. Finbar o salva e o leva para Padre Brien, um eremita, que deu aulas aos irmãos, ensinou a ler e escrever. Um homem bom, que não hesita em ajudar o prisioneiro.

Mas o Bretão está muito ferido, e nem Padre Brien consegue cuidar dele, então ele chama Sorcha, que conhece mais sobre cura do que ele. E assim, ela faz de tudo para ajudar o Bretão, que ela descobre que se chama Simon. Algum tempo depois, Sorcha é obrigada a volta para casa e deixar Simon, que já estava bem melhor, pois seu pai vai se casar.
"Algumas coisas quebradas não têm conserto. Outras é possível consertar aos poucos, peça por peça, esperando que fique bom. Exige muita paciência."
Lorde Colum parece estar enfeitiçado por Lady Oonagh, sua noiva. Ela se mostra boa em sua frente, mas todos os irmãos, menos Cormack que assim como o pai parece estar enfeitiçado, percebem que ela não é uma mulher boa, que será capaz de destruir a família deles se não fizerem algo, mas Lorde Colum não os escutaria, e eles tem que estar preparados para o pior

Alguns dias depois, uma maldição é lançada sobre os irmãos, e apenas Sorcha consegue fugir,e apenas ela será capaz de desfazer essa maldição, podem imaginar né quem jogou a maldição? Então Sorcha foge com Linn, a cachorrinha de Cormack. Ela e Linn são acolhidas pela floresta, e a Dama da Floresta, Deidre, espírito da floresta, diz a Sorcha o que ela precisa fazer para salvá-los, será uma tarefa difícil e muito dolorosa. E assim que Sorcha se mostra a mais forte dos sete. E um tempo depois, nossa Filha da Floresta encontra um Bretão chamado Red, e ele a leva com ele, e promete que irá protegê-la e ajudá-la, não importa o que aconteça.
"— Porque ela é a mais forte — respondeu Conor. — Porque ela se dobra com o vento, mas não se quebra. Sorcha é o elo que nos mantêm unidos. Sem ela, somos como folhas ao vento, soprados sem destino. Somos fortes, sem dúvida, cada um de nós à sua maneira. Mas não resistiríamos a uma prova assim. Nem você resistiria, pois há momentos em que o caminho reto se desmorona sob seus pés ou é inundado pela água, e se você pega outra trilha, acaba se perdendo. Somente Sorcha pode nos levar de volta para casa."
O livro é todo narrado por Sorcha, então sentimos todo o seu sofrimento durante o tempo em que trabalha para quebrar a maldição. No começo até achei a Sorcha meio dramática, mas mudei meu pensamento, porque ela sofreu demais, aposto que mais do que poderia ser capaz de aguentar e ainda assim não desistiu. Ela sofreu de tantas formas, que por vezes eu senti a vontade de entrar na história e abraçá-la, uma garota de quase treze anos passar por tudo isso sozinha não é fácil. Eu senti orgulho dela por diversas vezes, ela se mostrou forte até demais para a sua idade e diante de tudo o que estava passando.


Se eu pudesse, eu faria com que todos lessem esse livro, ele é muito complexo, nos proporciona ótimos sentimentos a cada página lida, e você fica mais e mais curioso para saber o que acontece depois e depois, e se Sorcha conseguirá quebrar a maldição. Admito o final foi ótimo, mas que fiquei um pouco triste apesar disso. Recomendo com certeza o livro, se você gosta do tema mitologia irá gostar desse livro. Desculpem pela IMENSA resenha, haha.


Mais alguns quotes:
"Enquanto eu andava pelo jardim cavando, plantando os bulbos e cobrindo-os com terra para protegê-los do inverno, lembrei-me das palavras de Conor no dia em que Padriac resolveu fazer a estaca para mim. Não corte madeira viva. Use um pedaço de galho que esteja no chão, daqueles que as tempestades e os raios derrubam. Se precisar cortar madeira nova, peça licença. Os bens da floresta não devem ser retirados sem motivo."
"A cada centímetro deste fio que faço eu honro meus irmãos. E a cada espinho que penetra minha pele, trago os mais rápido de volta para casa."
"Nenhum inimigo me impediria. Eu era a filha da floresta, e mesmo que meus pés escorregassem do caminho de vez em quando, não deixava de seguir em frente. E talvez não estivesse sozinha, afinal."
"Tudo que restou para ele foram as lembranças de cada momento em que ela lhe pertenceu. Era tudo que ele tinha, e sem ela se sentiria sozinho." 

Postado por Jessica

21 comentários:

  1. Gente, como eu estou louca pra ler esse livro. Desde que ele foi lançado que eu fico desejando essa história, mas nunca consigo comprar ):

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jéss. Tô querendo muito ler este livro, as resenhas tem sido mega positivas e a cada que leio, me deixa com mais vontade ainda de ler o livro. Adorei a resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. eu to ansiosa pra ter a chance de ler essa série mas nunca tenho tempo nem grana kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Oiiie
    Quer saber, você me convenceu. Eu vou ler esse livro kkkkk Vou ver se encontro uma promoção e vou comprar e ler bem devagar.
    Amei sua resenha e os quotes são perfeitos, boa escolha.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou LOUCA por esse livro, adorei o enredo que foi criado para protagonista, é bacana e diferente da maioria dos livros. Espero ter oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Eu li resenhas sobre o livro várias vezes essa semana e até ler a sua eu estava certa de que nunca leria.Agora, mesmo não sendo do meu gênero preferido eu acredito que leria sim.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já li tantas resenhas positivas sobre esse livro que super me arrependo de não ter solicitado para a editora ainda. Vai ser minha próxima solicitação!
    Adorei tua resenha, me deixou ainda mais curiosa sobre a obra!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, poxa eu já havia visto o livro mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele e apesar de sua resenha estar muito bem escrita e construída o livro não me chamou atenção, mas quem sabe um dia eu venha a ler?!!! beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, li tantas resenhas positivass sobre o livro que eu me sinto praticamente na obrigação de fazer a leitura haahaha. A premissa me deixou curiosa, mas não sei se seria o tipo de livro que me prenderia. De qualquer modo, estou pronta para arriscar!!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  10. Já comecei a ler esse livro e, realmente, é maravilhoso. Aliás, tudo nele é lindo, né? Não apenas a história, como a capa, a diagramação... Adorei.

    Beijo! ;*
    Wink

    ResponderExcluir
  11. Jess, concordo com você, todo mundo deveria ler esse livro porque ele é maravilhoso.
    Quero e preciso das continuações.
    É impossível não sofrer com a Sorcha e ficar encantada com o amor entre ela e os irmãos.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não fazer meu estilo quero muito dar uma oportunidade para esse livro pois já vi muitos comentários positivos e essa capa me encanta
    Adorei sua resenha
    Beijos
    Myself here

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Muitos elementos desse livro lembram as dos contos europeus reunidos pelos Grimm, como os dos 7 irmãos corvos, em que exatamente a menina do grupo tem de salvá-los de um feitiço. Talvez eu tivesse prestado atenção nele antes, se não fosse por essa capa, que sinceramente, não gostei nem um pouco. Boa resenha!

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Estou com enormes expectativas em relação a esta trilogia e a cada nova resenha minha empolgação aumenta.

    Agora tô ainda mais ansiosa haha

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá; estou louca para ler esse livro, não só por ele ter uma capa linda, mas também pelas resenhas super positivas sobre a obra, quero muito conhecer a história.

    ResponderExcluir
  16. Oi lindaaaa, o meu está aqui e estou lendo,doida pra pegar ele de jeito e terminar a história logo. Vem o quarto livro por aí esse mês, to doida já pra ler os 3 primeiros,kkkkk.

    Espero amar tanto quanto você.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oieeee!!
    Poxa, todo mundo fala tão bem dele!! Eu quero muito poder solicitar em breve para fazer a resenha!!! Se a escrita da autora é tão boa quanto dizem, vou ficar MEGA apaixonada por ela, já tô até vendo!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    Sabe aquele livro que você não tem a mínima vontade de ler mas que por ler tantas considerações positivas sobre, pouco a pouco vc vai mudando de Idéia a ponto de reconsiderar. Então, basicamente esta é a minha atual situação com Filha da Floresta. Rs.

    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Jess, eu só li resenhas positivas desse livro e ele é todo lindo, a capa é incrível, não é a toa que você gostou tanto. Eu ainda não decidi se quero embarcar nessa saga, mas estou inclinada a ela. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Acho a capa linda deste livro.
    A sinopse em deixou um pouco confusa quanto ao enredo, mas como se trata de fantasia com certeza daria uma chance.

    ResponderExcluir
  21. Olá :) Resenha maravilhosa, adorei!!! *--* Esse livro tornou-se um dos meus favoritos, amei a história, o drama da protagonista é tocante, achei linda a relação entre os irmãos, :3 durante a leitura eu fiquei muito envolvida, *-* já estou com o 2º volume, espero que eu goste da leitura. Desculpe a ausência, mas, vc entende, são muitos blogs para retribuir comentários. rsrs :D Beijos!!! <3
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)