Resenhas

10 de maio de 2016

Resenha #93: Uma Chama entre as Cinzas - Sabaa Tahir

......
"- Existem dois tipos de culpa - digo em voz baixa. - Aquele que é um fardo e aquele que lhe dá um propósito. Deixe que a culpa seja o seu combustível. Deixe que ela te lembre de quem você quer ser. Trace uma linha em sua mente e nunca mais a ultrapasse. Você tem uma alma. Ela foi ferida, mas está aí. Não deixe que tirem isso de você, Elias."



Livro: Uma Chama Entre as Cinzas
Autora: Sabaa Tahir
Páginas: 432
Editora: Verus
Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.



Se me perguntarem do que é feito este livro, eu responderia que é de células, tripas, coração. Se me perguntarem sobre o cheiro, diria que é chuva, suor, lágrimas e sangue. Quanto ao que parece? Humano. Puro e intensamente humano.

É visceral. Um raio-x das qualidades e defeitos que temos como característica, assim como a ganância, o medo, o ódio e o amor. Dividida pelos pontos de vista de Elias e Laia, nesta história temos os relances de dois mundos, de duas almas distintas com sofrimentos distintos mas que, por alguma razão, se atraem.

Analisando todas as causas da humanidade, a mais pura e genuína é a mudança. Todos nós já passamos por muitas e, garanto, essas não são nem metade do total. Crises ocorrem para promover a evolução. Guerras são fatais, entretanto, as mudanças trazidas por elas são inúmeras.

A transformação dos personagens neste livro foi o que mais me surpreendeu. Laia começou assustada, encolhida, retraída. Elias tinha o pensamento diferente dos demais, contudo, não a atitude. Os dois, juntos, separados, duas chamas entre as cinzas, cresceram de modo inacreditável. Inicialmente, eles estavam na fase de descrição singular em minha leitura. Uma palavra, uma característica bastava: Erudita. Máscara. Depois, mais algumas se somaram a elas. Destemida. Corajoso. Escrava do sistema. Escravo do seu sangue. Resistente. Decidido. Mutável. Mutável.


Mutável como toda alma humana é. Mutável como toda representação do que somos seria e é isso que Sabaa Tahir fez: nos deu uma obra-de-arte moldada pelas transformações que guiam nossos corações com 432 e insuficientes páginas, pois queremos mais. Ah, se queremos!

"Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar."
Este livro, como os personagens, começou singular. Nas primeiras dez páginas, eu diria que ele é... diferente. Mas, como bom aspecto humano, o pensamento também se transforma, e o diferente se tornou bom. E então interessante. Intrigante. Extraordinário. Magnífico.

E agora, voltando à singularidade, eu lhes digo: imperdível. Esse livro é imperdível.





Resenha feita pela Layla Magalhães 

Beijão da Lari!


Postado por Larissa Maciel

16 comentários:

  1. Oie, tudo bem? Já ouvi falarem muito bem deste livro, inclusive adorei a sua resenha também, mas não me sinto empolgada para lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Oioi! Tudo bem?
    Li mtas criticas otimas do livro Uma Chama entre as Cinzas e clarooo que eu animei de ler.
    A capa é está um arraso e a premissa é bem interessante, me deixou curiosa.
    Adorei conhecer mais do livro aqui e animei demais com todos esses elogios.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Amei sua resenha de verdade e fiquei interessada no livro. E que capa maravilhosa é essa? Acho que esse livro eu compraria apenas por conta da capa. haha

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é maravilhoso mesmo! Um dos melhores que eu já li!
    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lari, não conhecia essa obra e achei a capa incrível. O enredo me deixou curiosa e já estou anotando aqui para conferir essa dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Hey Lari!

    Vejo muita gente falando bem desse livro e quero muito lê-lo!
    Está nos meus desejados e lerei assim que possível.
    Sua resenha foi uma das mais bonitas que li sobre ele. Espero ter a mesma experiência que você.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu recebi esse livro da editora e estou muito ansiosa pela leitura! Li coisas muito boas de pessoas que considero muito a opinião e a sua resenha também ficou ótima e me deixou mais ansiosa e estou com a expectativa super elevada para essa leitura!
    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, por isso fiquei um pouco perdida, mas parece ser ótimo por tudo o que vc descreveu
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Estou LOUCO para ler esse livro. Vejo muitos blogs falando super bem dele. E o começo da sua resenha me empolgou muito! Quero ele para ontem! Parabéns pela ótima resenha.
    Beijos!
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    gostei muito da sua resenha e a forma como descreveu suas percepções sobre o livro. As fotos são lindas e o livro me conquistou.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o inicio de sua resenha foi o bastante pra perceber que é um livro marcante. Já tinha visto a capa dele, mas nunca procurei saber do que se tratava. nada melhor que uma resenha pra esclarecer e enaltecer a leitura.
    Fiquei curiosa
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  12. ‘Se me perguntarem do que é feito este livro, eu responderia que é de células, tripas, coração.’ Você já começa a resenha lacrando, sambando na cara da sociedade, só com essa frase, creio que qualquer pessoa queira ler, ao menos foi o que aconteceu comigo. Sim, passamos por muitas mudanças, mas acredito que as promovidas por uma guerra sejam profundas, cruéis e viscerais. Gostei muito de sua resenha, a melhor que já li por aqui, lacrou! :O

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Já ouvi falar super bem deste livro, quanto mais leio mais intenso ele parece ser. Já está aqui na minha listinha, tenho que conferir.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu amei demais esse livro, foi uma das melhores leituras que eu fiz no ano passado!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    Não conhecia o livro, mas com a sua resenha fiquei bem empolgado para lê-lo.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Larissa, de início esse livro não me chamou a atenção, mas aos poucos ele tem me cativado. Você fez minha vontade de ler aumentar consideravelmente! XD

    ResponderExcluir

Regras:

. "Seguindo, segue de volta?" , aceito, mas ao menos comente sobre o que foi postado.
. Não aceitamos mais Tags nem selinhos.
. Aceito afiliação, basta falar.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir ;)